Manifesto para a pesquisa de experiência no Brasil
Brasil, 15 de outubro de 2020.
Acreditamos que a pesquisa de experiência torna produtos e serviços mais reais às necessidades dos seres humanos, sendo a base mais consistente para a inovação consciente.
Pesquisa é comunicação em sua mais pura fórmula, com o objetivo de gerar valor para pessoas, conhecendo e conectando histórias, jornadas, perfis e desejos.
Queremos abrir o diálogo com pesquisadores, iniciantes e experientes, e com todos os profissionais que buscam se aprofundar na pesquisa com usuários no contexto de desenvolvimento de produtos e serviços no Brasil.
Chegamos até aqui por caminhos diferentes e o que nos une é a motivação de traduzir realidades, colocando sobre a mesa elementos tangíveis e intangíveis.
Falam que somos muito metódicos, organizados, inconformados e questionadores. São elogios para nosso trabalho e para nossa função social.
Não queremos ter que provar constantemente o valor da pesquisa e trabalharemos para que esse seja um estágio obsoleto da nossa história.
Uma vez que imprimimos qualidade, estamos comprometidos com o sequenciamento dos descobrimentos e a escala dos resultados gerados.
A pesquisa nunca para e só é eficaz quando é o pontapé para criações e melhorias. E elas devem acontecer.
Pesquisa não é só resolver problemas, mas também criar oportunidades para negócios mais sustentáveis e rentáveis.
Estamos abertos e somos proativos para construir pontes com outras áreas de conhecimento e de atuação. É da colaboração que nasce uma solução mais eficaz.
Escutamos as dores, as vontades de diversos públicos e temos a missão de transformá-las em encaminhamentos claros para a tomada de decisões.
Estamos comprometidos com a segurança de dados, com o compartilhamento consentido de informações com nossos públicos e armazenamento dentro das leis e regras.
Estamos abertos a nos questionar e adaptar práticas, valorizando a base metodológica e teórica da pesquisa, criando e mantendo relacionamentos éticos com nossos colegas, objetos de estudo; com as pessoas e instituições.
Respeitamos a história de profissionais que abriram o caminho para que pudéssemos potencializar a pesquisa de experiência.
Somos pesquisadores de experiência e, juntos, conseguimos transformar contextos sócio-econômicos. Somos observadores brasileiros em busca de vivências catalisadoras da evolução.
Queremos posicionar a pesquisa de experiência como parte fundamental dentro das organizações.